Estimativas indicam que 15% da população sofrem acidentes graves em alguma parte da infância e da adolescência.


A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia vai utilizar a imagem de nadadores famosos, como o medalhista olímpico César Cielo, em uma campanha de prevenção aos traumas neurológicos. O objetivo é alertar para os perigos de traumas que aparecem nos momentos de lazer em piscinas, lagos e praias.
- O estado do Rio de Janeiro tem uma lei que multa estabelecimentos que não informem a profundidade de piscinas e locais de lazer aquático. Na prática isso não é cumprido - diz o presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, Ricardo Ribeiro.
Em outras cidades, nem leis regulamentando a questão existem, diz Ribeiro.
A campanha da Sociedade trará uma propaganda com Cielo pedindo aos banhistas que mergulhem de pé e vejam qual a profundidade da piscina. O comercial foi gravado ontem no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo.
- Todo cuidado é pouco. A coisa é básica para a gente que está nisso desde criança. Tem de olhar a profundidade e mergulhar de pé - disse Cielo.
Segundo Ribeiro, não há uma estatística oficial sobre os traumas provocados por esse tipo de acidente:
- Mas nós médicos vemos isso todos os dias. Estima-se que 15% da população vá sofrer acidentes graves em alguma parte da infância e da adolescência, mas grande parte desses acidentes poderiam ser evitados.
A campanha, chamada de "Pense Bem", vai ter continuidade alertando sobre a prática de outros esportes e atividades.




Fonte: O Globo

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