FISIOTERAPIA X MASSOTERAPIA

 

Fisioterapia não é a mesma coisa que massoterapia. Saiba as principais diferenças.

Muita gente não sabe qual é a diferença entre Fisioterapia e Massoterapia, aliás, os dois temas tem como foco principal o corpo humano.
Para dar uma ajuda pra quem tem essa dúvida, vamos aos conceitos de cada um:
A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de Fisioterapia. Esse profissional utiliza a biomecânica corporal e a eletrotermofototerapia como instrumentos de reabilitação. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial. Então, para uma patologia cinésio-funcional, prevenção de lesões ou até mesmo laudos laborais, o Fisioterapeuta é o profissional capacitado para esse trabalho. Esse profissional pode ser especialista em: Traumato-ortopedia, Dermato Funcional, Cardiorrespiratória, Gerontologia, Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho, Perícia Judicial, Neurologia, Pediatria, Terapia Manual, Oncofuncional, Acupuntura, Terapia Intensiva, Saúde da Mulher, Ortóptica, Desportiva, Orofacial ou Urologia.
Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e massagem desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia. Esse profissional pode exercer a atividade realizando um curso técnico.
Depois das definições, agora fica mais claro saber qual profissional procurar de imediato dependendo do problema de cada um.

Fonte: Kátia Kioki

Nenhum comentário:

Postar um comentário