ME FORMEI EM FISIOTERAPIA... E AGORA?

 

Algumas dicas para recém formados

Ao terminar sua faculdade de Fisioterapia é importante saber que para entrar no mercado de trabalho é preciso dar alguns passos sozinhos.
Algumas dicas de Marketing em Fisioterapia irão lhe ajudar nesse impasse:
1- Vocação
Tem um ditado chinês que diz. “..escolha um trabalho que tu ames e não terá que trabalhar um único dia em sua vida...”
Isso quer dizer que, se você tiver vocação para a coisa, o caminho será mais fácil.
Agora uma pergunta:
- Como você vai saber se tem vocação para ser Fisioterapeuta se ainda não trabalhou com isso?
A resposta é: Você não vai saber logo de cara, tem que “dar seus pulos” e descobrir. Ao perceber que Fisioterapia não tem nada a ver com seu perfil, caia fora! Se você insistir poderá se frustrar e a cada ano ficará mais difícil ganhar teu pão com essa profissão. Recomece 1.000 vezes se for preciso, mas busque algo que te dê satisfação independente do ganho, pois certamente não tem começo fácil.
Pra finalizar, você sabia que apenas 50% dos profissionais formados em um curso superior vão realmente exercer suas profissões?


2- Monte teu Portfólio em um CD
Fica muito profissional montar sua apresentação em um CD usando o aplicativo PPT(Power Point) ou Flash. Esse material é para ser entregue pessoalmente quando visitar um médico ou indicador de Clientes. Custa pouco e faz um grande efeito, mas não mande por correio ou e-mail, perde o sentido. Tem que ser entregue na mão do parceiro. Fique ligado, vou dar dicas sobre Visitas Médicas em breve.
- Procure não ultrapassar 10 slides pois, hoje as pessoas têm pouco tempo.
- Inicie pelo seu currículo (deve ter foto) usando um único slide. Não passe disso, não fique enchendo lingüiça com eventos ou jornadas acadêmicas que participou. Isso só interessa pra você. E o mais importante em seu currículo: Faça constar qual é o seu objetivo Profissional.
- Max Gehringer em uma de suas falas na rádio CBN, diz que um currículo filmado faz toda a diferença e certamente tem grande probabilidade de levar você a uma entrevista.
- Se fizer essa opção, use a seqüência:
- Apresentação pessoal
- Sua graduação
- Especializações
- Área em que gostaria de atuar e o que você acredita que é importante para seu futuro empregador saber sobre Você.
Procure não ultrapassar 1,5 minutos. Faça ensaios em frente ao espelho até ganhar autoconfiança, falando com tranqüilidade e na medida do possível termine com uma saudação e um sorriso.
- Coloque algumas fotos de tratamentos, mostrando equipamentos e pessoas nos slides seguintes:
DICA: Faça essas fotos na própria faculdade onde se formou se ainda não tem seu consultório.
- Finalize a sua apresentação com artigos interessantes para o seu futuro empregador ou entrevistador. Não se esqueça de citar a fonte e data da publicação.
- Você precisa ter um cartão de visitas, é o marketing pessoal mais barato que existe, se for o caso, coloque fotos e/ou mapa do consultório.
- Pra finalizar personalize uma capa para seu CD, as gráficas rápidas fazem isso muito bem.
3 – Diferencie, busque algo novo
Faça uma pesquisa de mercado na tua cidade ou bairro para saber quantos fisioterapeutas e quais as especialidades existem. A partir daí é que você irá identificar necessidades e a capacidade de pagamento dos seus Clientes.
Na medida do possível visite clínicas, hospitais à observe os erros e acertos.  Confira as especialidades com boa perspectiva de mercado para o (a) Fisioterapeuta:
    Clinica de Dor: médicos neurologistas
    Urologia: médicos urologistas e clinica do Homem
    Geriatria: spas, asilos, casa de repouso e clubes de 3ª idade
    Terapias Manuais, RPG, Osteopatia: particulares
    Atendimento Domiciliar: alta remuneração se você falar outros idiomas
    Atendimento em Condomínios: mostrar ao síndico as vantagens
    Ergonomia e Ginástica laboral: empresas querem dar benefícios adicionais
    Veterinária: parceria com médico veterinário
    Dermato-Funcional: área que mais cresce no mercado porem melhor aplicada as mulheres.
4 – Estágio de Observação (trabalho voluntário)
Que tal iniciar com um trabalho como Voluntário? Além de estar na ativa, você participa do contexto e aproveita as oportunidades. Essa escolha vai contribuir para melhorar seu manejo com o Cliente, sua experiência técnica e administrativa para a hora de montar teu consultório. Outra vantagem, você se mantém atualizado(a), aumenta sua rede de relacionamento e ainda poderá ser efetivado(a).
DICA: Para conquistar clientes é preciso atuar como profissional, isso além de melhorar sua imagem pessoal fará com que você seja reconhecido em um tempo menor (confiança e reputação precisam de tempo).
5 – Procure se capacitar com empreendedor(a)
- Explore as ferramentas do SEBRAE e seus cursos gratuitos pela internet
- Visite feiras, congressos e assista palestras com temas ligados a sua rotina.
- Inicie o marketing de relacionamento
- Seja sempre lembrado pelo teu cliente, enviando cartões de aniversário e informativos importantes por e-mail, são ótimos meios de aproximação e lembrança.
DICA: Você se capacitou para ser um(a) profissional autônomo(a), monte teu banco de dados segmentando com cadastro por-: idade, sexo, patologia etc.

Fonte: http://www.fernandesfisioterapia.com.br
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