SERVIDORES TERÃO GINÁTICA LABORAL E FISIOTERAPIA

 

O Poder Judiciário de Mato Grosso dará início a um programa de prevenção de doenças ocupacionais. Os servidores terão Ginástica Laboral e uma clínica de Fisioterapia.

Preocupado com a saúde do trabalhador, que reflete no seu desempenho e, consequentemente, na qualidade da prestação jurisdicional, o Poder Judiciário de Mato Grosso dará início a um programa de prevenção de doenças ocupacionais. A partir do dia 23 de julho os servidores do Tribunal de Justiça e dos fóruns de Cuiabá e Várzea Grande serão beneficiados com a ginástica laboral. No dia 30, será inaugurada a clínica de fisioterapia e RPG no TJMT.
Nesta quinta-feira (12 de julho), o Programa Bem Viver apresentou aos coordenadores das áreas a equipe profissional da empresa Viva Vida, contratada pelo Tribunal de Justiça para aplicar o programa. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos servidores e prevenir a ocorrência de doenças relacionadas à atividade laboral. Por conseqüência, haverá redução da carga tributária do Poder Judiciário, em virtude da redução da alíquota do Risco de Acidentes de Trabalho (RAT).
O trabalho terá várias fases e começa no dia 16 (segunda-feira), com a realização da avaliação ergonômica. Os fisioterapeutas do Viva Vida estarão visitando todos os departamentos das unidades que receberão o projeto piloto para conhecer as características específicas de cada setor. Serão feitas entrevistas e fotos e analisadas as possíveis distorções, para que sejam corrigidas.
Segundo a coordenadora do Programa Bem Viver, Maria Lúcia Aguiar, a iniciativa era uma reivindicação dos servidores do Poder Judiciário, que foi colocada em prática graças à sensibilidade do presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. Maria Lúcia destacou ser fundamental a adesão de todos os servidores para que o programa obtenha os resultados esperados, que são a satisfação do servidor com o seu local de trabalho e a redução do número de afastamentos provocados por doenças ocupacionais.
O afastamento de servidores por problemas de saúde relacionados à atividade laboral é um problema que pode ser constatado no Fórum de Cuiabá, segundo a gestora-geral, Sheila Aparecida Medeiros Terra Modesto da Silva. A gestora acredita que o início das atividades fará enorme diferença na rotina dos servidores, principalmente daqueles que atuam nas secretarias e passam grande parte do tempo em frente ao computador e manuseando processos.
O coordenador da Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça, Lusanil Egues da Cruz, acredita que a partir do início das atividades o servidor terá mais satisfação na realização dos seus deveres. Assegurou ainda que a avaliação ergonômica irá auxiliá-los na postura que devem adotar ao sentar nas cadeiras e utilizar o computador.
Coordenador de uma das maiores equipes do TJMT, Carlos Campelo, da Tecnologia da Informação (TI), disse que o advento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) resultará no aumento da necessidade de se adotar uma melhor postura frente ao computador, já que os digitadores trabalharão com duas telas, simultaneamente. A ginástica laboral, segundo ele, auxiliará na prevenção de doenças como a lesão por esforços repetitivos (LER) e inflamações nos tendões, comuns nos servidores da TI.
Ginástica laboral – Compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, ela reduz e previne problemas ocupacionais, por intermédio de exercícios específicos realizados no local de trabalho. Os exercícios trabalham a reeducação postural, aliviam o estresse, aumentam o ânimo pra o trabalho, promovem a saúde e a consciência corporal, aumentam a integração social, melhoram o desempenho profissional, diminuem as tensões acumuladas no trabalho, previnem lesões e doenças por traumas cumulativos e diminuem a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.

Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário