AFINAL, VALE A PENA INVESTIR NA FISIOTERAPIA?

 

O fato é que a área da Fisioterapia é bastante dividida. Uns recriminam porque ganham muito pouco, outros simplismente amam o que fazem. Aí surge a dúvida: Vale a pena investir na Fisioterapia?

O Fisioterapeuta ganha dinheiro? Quais são as recompensas dessa profissão?
Muitas pessoas ao escolher a profissão pensam no salário que irão ganhar após a faculdade. E esse pensamento não está errado, afinal, é esse salário que irá possibilitar uma vida pouco ou muito confortável.
O fato é que a área da Fisioterapia é bastante dividida. Uns recriminam porque ganham muito pouco. Outros adoram e dizem que “não se veem” fazendo outra atividade. É exatamente aí que se cria uma grande dúvida: AFINAL, VALE A PENA INVESTIR NA FISIOTERAPIA?
Com uma visão bem crítica e minuciosa, a resposta é: depende. Essa resposta vai depender do estilo de vida da pessoa, de como ela é, do que gosta ou não de fazer. É fato que a área da Fisioterapia inicia pagando uma média de R$ 1.500,00, diferente de algumas outras áreas. Mas esse profissional tem que ter algumas particularidades para manter-se na profissão.
Primeiramente, esse profissional tem que gostar de tudo que se relaciona com o corpo humano, deve ser curioso, pesquisar, procurar.  Deve gostar de cuidar, reabilitar, capacitar, estimular e para isso ter, principalmente, paciência e zelo. Deve gostar de “colocar a mão na massa”, ou seja, de realmente praticar a Fisioterapia, lembrando que uma boa parte da faculdade de Fisioterapia se faz por estágios práticos.
Deve olhar cada paciente sem discriminação. É claro, o Fisioterapeuta é humano, então não vai ser todo dia que irá estar feliz e disposto. Mas isso não deve ser por conta do trabalho. A Fisioterapia não é uma profissão que dá para ser “empurrada com a barriga”. Esse profissional lida com pacientes. Pacientes estes que estão colocando toda a sua fé e confiança no trabalho do Fisioterapeuta.
Além da própria reabilitação, o Fisioterapeuta também pode optar pela área da prevenção.  Para pessoas que não gostam de sofrimento, essa é uma boa “saída”. Assim, o fisioterapeuta irá, como o nome já diz, prevenir o paciente de uma possível patologia.
A gestão em Fisioterapia está sendo olhada mais ultimamente. Um bom profissional também entende da gestão de uma clínica. Há Fisioterapeutas também colaborando para a gestão hospitalar. Para quem se vê fazendo a área administrativa, o mercado de trabalho está carente de gestores.
“A Fisioterapia é uma área encantadora. Porém apenas os profissionais com vontade de trabalhar e com iniciativa conseguem se manter na profissão.  Não adianta você querer ser bom em tudo e também não adianta você não ser bom em nada. Eu optei por uma área nova e que há poucos profissionais atuando. De certa forma acaba sendo mais fácil a captação de parceiros e pacientes. E posso dizer, sou muito feliz em minha profissão.” Maria Clara, 24 anos, formada há 5 anos em Fisioterapia e especialista em Óptica.
“Ainda sou estudante e portanto me baseio muito no que os outros dizem sobre a Fisioterapia. Alguns relatos são de pessoas extremamente frustadas. Mas é confortante conversar com profissionais que estão satisfeitos. É contagiante. Vontade de ajudar e trabalhar eu tenho. Acho que esse é um passo importante e principal para uma boa carreira!” Wellington Santos, 22 anos, estudante do 7º período de Fisioterapia.
“Pra mim a Fisioterapia sempre foi muito mais ideal do que profissão. Há anos atrás era tudo muito diferente. Os livros eram em espanhol, cursos de extensão e atualização eram limitados. Nós tínhamos  que ser quase  autodidatas e correr atrás do conhecimento.
Hoje a Fisioterapia é reconhecida, atualizada e valorizada. Há acessibilidade frente as  informações e tendências mundiais quase que simultaneamente ao seu advento
Quanto à área de gestão na Fisioterapia, é fundamental, pois o profissional acima de tudo é sempre um administrador.
Ele deve saber administrar sua vida pessoal, consultório, clínica e pacientes. Gostaria que o curso de coaching pessoal e profissional fizesse parte da grade curricular do fisioterapeuta um dia...
Apesar das dificuldades, peguei uma das melhores fases da Fisioterapia, com um início desafiador. E Tenho muito orgulho e ter feito parte dela.
O meu sucesso de hoje é o reflexo de todo o esforço  de ontem.” Cláudia Mueller, 22 anos de profissão – Gerente de Extensão da Faculdade Inspirar de Curitiba.

Fonte: Dra. Marina Andressa Ribeiro - Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário