ARTICULAÇÕES BARULHENTAS

Esses "clecls" podem ser atribuídos a diferentes fenômenos. Uma explicação é que quando uma articulação sai de sua posição normal (que pode ocorrer durante posturas do yoga ou em outros esportes), gases, primeiramente o nitrogênio, são deslocados e escapam do fluído sinovial (líquido das cavidades articulares), causando o som de estalo.

Outra razão do barulho é proveniente do tendão movimentando-se através da junta ou de mudanças do artrítico que já ocorreram na articulação, ou seja, inflamações. Entretanto é inoportuno tentar estalar as articulações, especialmente os joelhos. Essa prática tende a criar uma hipermobilidade e pode ocasionar uma instabilidade da articulação. Essa instabilidade pode causar um encurtamento e estreitamento na musculatura que envolve a articulação.

Logo, toda vez que você pratica Yoga, você leva as articulações ao completo alcance do movimento. Isso pode ajudar a prevenir artrites degenerativas, suavizar a deficiência de "espremedura e absorção" de áreas da cartilagem que normalmente não são utilizadas.
A cartilagem da articulação é como uma esponja; recebe nutrientes frescos apenas quando seu fluído é exprimido e um novo suprimento pode ser absorvido. Sem a substância apropriada, áreas negligenciadas da cartilagem podem eventualmente se desgastar, fazendo com que o osso fique em exposição. Se o estalo é proveniente de uma artrite, continue prestando a atenção na região, e se os sintomas mudarem, se há dor associada com o barulho do estalo, siga as orientações de um profissional qualificado da área de saúde.

Fonte: Faça Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário