CHEGOU A MONOGRAFIA... E AGORA?

 

O momento mais temido pelos acadêmicos pode virar um momento de grande conhecimento. Saiba como...

É fato que todos os acadêmicos passam pelo temido trabalho de Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Não há como escapar. O jeito é fazer um bom trabalho e terminar a faculdade com louvor.

Cada faculdade escolhe a sua maneira de avaliar o aluno. No caso de monografia, o aluno desenvolve e apresenta o trabalho individualmente. No caso de TCC, o trabalho e a apresentação são realizados em grupo.  

Mas ao contrário do que todos pensam quanto mais alunos no trabalho, mais difícil fica o seu desenvolvimento. A começar pela escolha do tema. Se o grupo é de quatro pessoas, são quatro opiniões diferentes de tema. Cabe ao grupo chegar à um consenso.

Mas essa escolha não é nada fácil. A análise do tema deve começar desde as primeiras matérias da faculdade. Você deverá analisar o tema que mais gosta, afinal, serão alguns meses convivendo com o mesmo assunto. Então uma ótima dica para aguentar o “tranco” e conseguir fazer um bom trabalho é escolher um tema que você se identifique e seja capaz de desenvolver.

A proposta do trabalho deve ser algo possível de ser realizado por você, caso contrário, o projeto será reprovado pelo comitê de ética e pesquisa. Então, temas como “Estudo e prática do Método Pilates em moradores da Etiópia” está fora de cogitação caso você more no Brasil. Lembrando que todo o gasto com o trabalho terá que ser feito por você, então caso queira utilizar equipamentos caros, procure utilizar algo que já possua ou que haja na faculdade, podendo ser emprestado.

Se você chegou na hora de iniciar o trabalho e não tem a mínima noção do que quer fazer, uma boa dica é ler outros artigos. Muitos deles dão dicas de como dar continuidade ao trabalho que ele desenvolveu, ou seja, seria um novo trabalho sobre o artigo lido, mas realizando algumas atividades que o autor não conseguiu, por inúmeros motivos, fazer.

Escolha o quanto antes o seu professor orientador. Isso é importante, pois ele pode lhe ajudar a lapidar o tema, ou até mesmo lhe apresentar um tema interessante. Parece óbvio, mas o professor orientador deve entender muito sobre o assunto escolhido para a monografia.

O que alguns acadêmicos fazem para ajudar na escolha é montar um gráfico didático.
Faça duas linhas cruzadas formando uma cruz. No quadrante superior esquerdo escreva os assuntos que você entende E tem afinidade. No quadrante superior direito escreva os assuntos que você não tem afinidade MAS entende um pouco sobre. No quadrante inferior esquerdo escreva os assuntos que você tem afinidade MAS não entende sobre o assunto. No quadrante inferior direito escreva os assuntos que não tem afinidade e que NÃO entende sobre o assunto e NÃO tem interesse. O quadro abaixo é um exemplo de como poderá ficar o seu:

Ao visualizar a área direita do gráfico, você poderá saber os assuntos que você NÃO deverá abordar em seu trabalho. O próximo passo é escolher os temas da região esquerda. Uma bela oportunidade de aprender seria escolhendo assuntos que você tem afinidade, mas não entende. Muitas vezes quando é escolhido um tema que tem afinidade e entende, em vez de ser mais fácil acaba sendo maçante.  Após escolher em qual quadrante você irá investir pense em um dos assuntos (ex.Pilates) e faça a ligação para algum público alvo (ex. Pilates de solo em gestantes de 3 a 8 meses).  Dessa maneira você poderá escolher mais facilmente um tema, dentre tantos que existem na área de Fisioterapia.

Escolhido o professor e o tema, a próxima etapa é começar a fazer o Projeto de Pesquisa. Esse projeto é um pequeno esboço explicativo do seu futuro trabalho. Nele irá conter sobre o que se trata o trabalho, como será feito, o que você irá utilizar, o tempo que irá levar, enfim, cada faculdade tem um padrão de projeto de pesquisa. Esse projeto irá passar por um comitê de ética e pesquisa. Você precisará dessa aprovação para começar a iniciar sua monografia ou TCC.

Após a aprovação é só correr para concluir o quanto antes o trabalho, que ao longo do tempo ficará sendo corrigido pelo orientador escolhido até a conclusão.

Esse trabalho final da faculdade, ou contrário do que muitos pensam, não serve apenas para deixar o aluno desesperado ou fazer o aluno “ralar” um pouco mais antes de sair da faculdade. Serve para apresenta-lo a sociedade como um novo profissional e pesquisador (por isso que toda apresentação é pública), serve também para o acadêmico aprofundar seus conhecimentos na área escolhida, defender suas conclusões diante à banca, adquirir habilidade relevante de buscar informações e sintetizá-la de maneira à acrescentar algo à saúde e prepara-lo à futuros trabalhos para uma publicação.

Fonte: Dra. Marina Andressa Ribeiro

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