SAIBA QUAIS OS BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA

 

A água oferece vários benefícios para a saúde e é utilizada para diversos tratamentos terapêuticos. Saiba quais são.

A água oferece vários benefícios para a saúde e é utilizada para diversos tratamentos terapêuticos. Um deles é a hidroterapia, um recurso fisioterapêutico cada vez mais utilizado na área médica para se obter uma recuperação mais rápida e melhor dos pacientes. Ela é realizada em uma piscina aquecida e coberta. Deve sempre ter orientação e acompanhamento de um profissional de fisioterapia que irá usar técnicas e exercícios personalizados para cada pessoa.
Esse tipo de tratamento é indicado para todas as idades e diferentes patologias. Ele combate e previne dores nas costas, lesões musculares e doenças reumáticas. No entanto, o fisioterapeuta Luis Henrique de Abreu diz que não é recomendado para pessoas que têm pressão alta, influência cardíaca, incontinência intestinal e urinária e que possuem feridas abertas.
De acordo com o fisioterapeuta, a hidroterapia também ajuda o paciente a aumentar sua autoestima. “Esse trabalho depende muito da condição clinica do paciente. A partir disso é definido o tipo de tratamento a ser feito. As sessões são realizadas de forma individual ou em grupos que apresentem o mesmo problema”, explica Abreu.
Uma das vantagens da hidroterapia é que o os exercícios não provocam impacto, por serem realizados na água. A duração de cada sessão varia de 50 a 60 minutos, conforme a necessidade de cada pessoa. A dona de casa Meire Aparecida Gomes Carriti, 50 anos, fez a hidroterapia durante 11 meses.  O tratamento foi indicado para a diminuição da retenção de líquido e de dores musculares. “Sentia os benefícios da hidroterapia logo após o início dos exercícios. As dores e os inchaços diminuíram bastante já no primeiro mês e antes mesmo do fim do tratamento não apresentava nenhum sintoma”, conta.
A hidroterapia tem a mesma finalidade da terapia convencional, porém com algumas vantagens, o que torna o tratamento ainda mais eficaz e confortável. Na hidroterapia o paciente tem mais liberdade de movimento, possibilitando trabalhar vários grupos musculares e diferentes movimentos ao mesmo tempo de forma segura.
A sua eficácia também é melhor, comparada com os exercícios realizados em terra. Na água a resistência é de 6 a 15 vezes maior, porém sem provocar lesões, pois a força da gravidade é menor. O tratamento também melhora a postura corporal e a circulação periférica.São aplicados movimentos lentos para quem sente muitas dores, e rápidos com o objetivo de fortalecimento muscular. Segundo Abreu, a melhor temperatura da água para iniciar o tratamento é de 30ºC, e depois de 27 a 28ºC. Já as técnicas, em modo geral, se resumem em exercícios passivos e ativos.

Fonte: LN Saúde e Bem estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário