Saiba qual é a melhor opção para iniciar o consultório.
Antes de iniciar seus atendimentos é preciso fazer uma opção tributária, isso tem a ver basicamente com os impostos que vai pagar. Seus pacientes vão pedir recibo ou uma nota fiscal e o governo quer saber quanto você fatura por ano para cobrar a parte dele, essa é a questão.
Existem dois caminhos, cada um deles com vantagens e desvantagens. Tenho minha opinião a respeito, mas é importante que você consulte um Contador sobre a melhor opção para seu caso específico. Para quem está atendendo em domicílio (home care) ou planeja iniciar seu consultório sem convênios, sugiro começar como pessoa física, ou seja: Profissional Autônomo. Para isso, além de estar em dia com seu Conselho Regional, é preciso obter uma autorização (inscrição) na Prefeitura do seu município, normalmente paga-se uma taxa anual. Após obter essa inscrição compre na papelaria um bloco do formulário “RPA” (recibo de pagamento de autônomo) que é suficiente para entregar ao seu Cliente “quando ele pedir” pois, certamente ele irá declarar esse gasto no Imposto de Renda.
- Importante: Fique atento ao total dos recibos que fornecer dentro do mesmo mês, se a soma dos RPAs ultrapassar R$ 1.499,15 (índices – Jan/2012) vai incidir imposto de renda e será preciso recolher a “parte do Leão”, você pode até recolher tudo no final do ano, mas não aconselho, o susto pode ser grande.
Comparação entre as duas opções tributárias confira:
Autônomo (Pessoa Física) algumas vantagens:
- é menos burocrático, não irá precisar emitir Nota Fiscal Eletrônica.
- você não está obrigado a fazer contabilidade ou escrita fiscal.
- não precisa de uma sede ou endereço contábil, pode iniciar teu consultório na garagem de sua casa, isto não é nada absurdo, o Bill Gates dono da Microsoft começou assim.
- Você terá liberdade total com sua agenda.
(*) minha dica: procure agir como empresário desde o início e faça um controle de suas despesas e receitas em um caderno.
Pessoa Jurídica (empresa com CNPJ)
- opção praticamente obrigatória para se obter convênios com empresas.
- Traz melhor visibilidade à sua marca, por exemplo: Clinica Fernandes Pilates e Fisioterapia Ltda é melhor que: Dr. Antonio Carlos Fernandes – Fisioterapeuta.
- Melhora seu “score bancário”, isso quer dizer: os Bancos percebem mais consistência financeira em teu negócio e certamente irão lhe propor uma redução de tarifas em seu relacionamento com eles.
- maior facilidade para conseguir financiamento com linhas de crédito subsidiadas pelo governo tais como: Proger, Banco do Povo, Cartão BNDEs onde os juros são muito atrativos.
- Com um CNPJ, é mais fácil aparecer oportunidades para outros empregos, como: dar aulas, prestar consultorias, ministrar palestras e cobrar por isso.
- Em seus contratos de prestação de serviços será possível cobrar um valor maior pelos atendimentos, pois não incide benefícios da CLT como 13º salário, férias e FGTS.
- Mas atenção, você vai precisar contratar um Contador.
(**) minha dica: Escolha este parceiro por indicação de alguém conhecido, evite fazer isso por um site ou baseado somente em publicidade. Antes de fechar esse contrato e de forma sutil, consulte ao menos dois Clientes dele para medir o grau de satisfação, afinal de contas (sic), ele vai cuidar das suas despesas e receitas, ou seja: do Seu dinheiro.
Fonte: Fernandes Fisioterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário