APLICATIVO QUE MONITORA O PACIENTE

 
Auxiliada por GPS, ferramenta observa mudança de hábitos do doente, como isolamento e movimentação anormal, que pode antecipar momento de crise aguda
Pesquisadores americanos estão testando um aplicativo de celular que monitora pacientes com condições médicas crônicas, como dor, depressão ou diabetes.

Baseado na suposição de que quanto mais sofrem, mais se retraem, o aplicativo de celular "vai atrás do paciente", observando seus deslocamentos, assim como a frequência com quem faz ligações ou envia SMSs. 
De acordo com o jornal americano The New York Times, o aplicativo é auxiliado por um GPS para acompanhar localização e movimento do paciente. É como se "ficasse de olho" no afastamento do paciente: se os hábitos do doente se desviam do habitual, o aplicativo avisa o médico.
Segundo Michael Seid, professor de pediatria do Centro Médico do Hospital Infantil de CIncinnati, o sistema tem o potencial de "prevenir crises". Desde 2011, participam do teste 15 pacientes com problemas gastrointestinais. Os resultados mostram, até agora, que alguns deles mudam seus padrões de comunicação e movimento antes do surgimento de sintomas severos, explica Seid:
— Quando a sua dor aumenta, você fica menos propenso a ir ao parque ou ao shopping.
O software ainda está em teste, mas pesquisadores e especialistas em saúde mental acreditam que ele se mostra promissor em captar alterações comportamentais, que podem indicar que alguém tenha deixado de tomar seu remédio ou que precise de uma mudança na dosagem.
Desenvolvida pela Applause Mobile do Brasil com a Libbs Farmacêutica, a novidade chega ao mercado disponível em três plataformas: PC/Windows, iPhone e iPad.
Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário