A sua única estratégia para definir e fortalecer os músculos é a sala de musculação ou de ginástica? A técnica criada por Joseph Pilates também pode ser uma boa alternativa
Segundo Fabiana, os exercícios feitos nas salas de musculação exercitam prioritariamente os músculos mobilizadores. “Por serem pouco resistentes, eles entram em fadiga rapidamente e são responsáveis pelos movimentos de grande amplitude. Exemplos são bíceps, tríceps, quadríceps, isquiotibiais, glúteos e reto abdominal”, enumera a professora.
No Pilates, ao contrário, os músculos mais trabalhados são os estabilizadores. “Eles são músculos pequenos, profundos e altamente resistentes, sendo responsáveis por movimentos sutis e pela manutenção da postura ereta. Entre eles estão o abdominal transverso, o manguito rotador e os flexores do quadril”, complementa a professora.
Fabiana esclarece que é preciso ter consciência de que no Pilates o ritmo é mais lento. “Faz-se poucas repetições, o que facilita a integração entre mente, respiração e corpo. Todos os exercícios são feitos a partir da contração da musculatura abdominal, do períneo, dos glúteos e de alguns músculos da coluna”, conta.
Aposte na técnica
A pedido da SPORT LIFE, Fabiana montou um treino que ajuda a enrijecer os músculos e que mantém o condicionamento físico, melhora a circulação sanguínea e alonga o corpo de maneira equilibrada. “Em apenas um mês, ou oitos aulas, você já consegue ver os resultados obtidos com os exercícios propostos”, diz. A aula, que pode ser feita por homens e mulheres, dura uma hora e trabalha todos os grupos musculares. “Ela é dinâmica e tem o formato de um circuito. Ao fazer os movimentos, você vai perceber que são trabalhados diversos músculos ao mesmo tempo, o que os deixa firmes, fortes e alongados.”
Durante os exercícios, você deve prestar atenção na respiração (o ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca), pois ela aumenta a capacidade pulmonar, promove maior oxigenação do sangue e relaxa as tensões, sendo também importante para a eficiência dos movimentos.
Além disso, é fundamental que você mantenha a pelve neutra, termo muito usado pelos profissionais da área e que se refere à curvatura natural da coluna (leia o box Pelve Neutra).
Mas atenção: para melhores resultados, intercale as aulas de Pilates com exercícios aeróbios e mantenha uma dieta balanceada.
Exercícios para um corpo definido
Remada no cadilac
Em pé e com as pernas estendidas e os pés paralelos, segure as manoplas com os braços estendidos. Os joelhos e o quadril devem estar flexionados. Inspire mantendo a contração do abdômen, expire, trazendo os braços para perto do corpo até formar um ângulo de 90º, e inspire retornando à posição inicial.
Principais músculos trabalhados: tríceps, romboides, bíceps, quadríceps e abdominais
Quadríceps na cadeira
Deixe uma perna estendida atrás, com o pé apoiado no pedal, e a outra à frente, com o joelho flexionado a 90º, mantendo os braços estendidos na altura dos ombros à frente do corpo. Inspire mantendo a contração do abdômen e expire estendendo a perna da frente, projetando o corpo para cima. Cuidado: o joelho da perna que está no pedal não pode ultrapassar o pé que está no assento. Mantenha o alinhamento do corpo, inspire e volte à posição inicial.
Principais músculos trabalhados: quadríceps e glúteos
Crucifixo invertido no reformer
Sentado na caixa com os joelhos flexionados a 90º, segure as manoplas com os cotovelos estendidos e as palmas das mãos voltadas para dentro. Inspire mantendo a contração do abdômen, expire e abra os braços até que eles fiquem na direção dos ombros. Inspire e volte para a posição inicial.
Principais músculos trabalhados: romboides, trapézio, deltoide posterior, redondo menor, grande dorsal, subescapular, infra e supraespinhoso.
Leg press e panturrilha
No reformer Deitado no reformer, apoie as pontas dos pés na barra do aparelho e deixe os joelhos flexionados. Inspire mantendo a contração do abdômen e, em seguida, expire estendendo as pernas. Inspire novamente e faça a flexão dos tornozelos, deixando os pés flexionados, expire e retorne à posição inicial.
Principais músculos trabalhados: quadríceps e panturrilha.
Círculos de pernas na prancha
Deitado no colchonete, mantenha os braços estendidos ao lado do corpo e os pés nas alças de apoio com as pernas paralelas e estendidas na diagonal. Inspire mantendo a contração do abdômen, expire abrindo as pernas para que faça um círculo longe do tronco (1 e 2). Em seguida, inspire fechando as pernas e expire fazendo um círculo inverso (3 e 4),
retornando à posição inicial.
Principais músculos trabalhados: abdutores e adutores do quadril
Flexão lateral com alongamento no barril
De lado para o barril, deixe um pé na frente do outro, os braços estendidos na linha dos ombros e as palmas das mãos voltadas para cima, formado uma linha na diagonal. Inspire mantendo a ativação o abdômen, expire descendo em direção ao barril e levando o braço em direção ao outro para alongar o tronco. Inspire voltando os braços para a linha dos ombros e, em seguida, expire fazendo a flexão lateral da coluna para o lado inverso. Volte à posição inicial.
Principais músculos trabalhados: oblíquos e músculos laterais da coluna.
Supino no cadilac
Deitado no cadilac, mantenha os cotovelos flexionados e voltados para fora, de forma que os braços estejam posicionados na altura dos ombros. As palmas das mãos ficam voltadas para fora e os joelhos flexionados. Inspire mantendo a contração do abdômen, expire estendendo os cotovelos e empurrando a barra para cima. Depois inspire flexionando os cotovelos e retornando à posição inicial.
Principais músculos trabalhados: peitoral e tríceps
Ponte na cadeira
Deitado no colchonete, mantenha os joelhos a 90º e os arcos dos pés no pedal, alinhando-os com o quadril. Os braços devem estar estendidos ao lado do corpo. Inspire mantendo a ativação do abdômen, expire sem pressionar o pedal e eleve o quadril. Em seguida, mantendo o quadril elevado, flexione os joelhos, empurrando o pedal para baixo. Inspire e estenda os joelhos levemente até que o pedal eleve e volte para a posição inicial.
Principais músculos trabalhados: glúteos e posterior de coxa
Obs.: para manter a pelve neutra, você não pode gerar tensão em nenhuma parte do corpo. Faça o teste: deitado no chão, mantenha as curvas naturais da coluna, fazendo com que grande parte dos pontos das costas fique apoiado no solo. Para quem tem algum desconforto na região lombar, o indicado é manter a pelve retificada, quando a coluna fica bem encostada no solo para compensar o encurtamento de alguns músculos.
Lygia Haydée
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário