Técnicas de Auscultação

Descrevemos a seguir algumas recomendações sobre como auscultar adequadamente:

1. Se possível, utilize um local com pouco ruído e com boa iluminação (Desta forma é possível eliminar ruídos estranhos o que facilita a inspeção cardíaca).

2. Com o paciente despido (o que permite que o estetoscópio seja usado diretamente sobre a pele do paciente).
Techniques of Auscultation: different positions
   3. Possibilidade de auscultar o paciente de costas, sentado e reclinado sobre seu lado esquerdo (Ver figura A) (Diversos sons, especialmente os anormais, podem ser captados em posições diferentes).
4. Possibilidade de auscultar o paciente pelo lado direito. (Diminui a possibilidade de produzir ruídos estranhos produzidos devido ao contacto do tubo com outros objetos).
5. Um estetoscópio de sino e membrana ou que possa ser usado das duas formas. (O sino colocado suavemente sobre a pele capta sons de baixa frequência enquanto que ao pressionar com firmeza sobre o paciente são captados os sons com frequência alta).
6. Siga uma sequência de auscultação (Ver figura B). Devem ser auscultadas ao menos quatro regiões, utilizando primeiramente a membrana e depois o sino.
a. Borda Lateral Esquerda do Esterno. É o quarto espaço intercostal (4 EIC) à esquerda do esterno. Os sons produzidos pela válvula tricúspide e coração direito são melhor ouvidos nesta área.

b. Ápice: no quinto espaço intercostal (5 EIC) na linha clavicular medial. São melhor ouvidos os sons da válvula mitral e coração esquerdo.
Techniques of Auscultation: different positions
 c. Base direita: no segundo espaço intercostal (2 EIC), à direita do esterno. São melhor ouvidos os ruídos da válvula aórtica.
d. Base esquerda: no segundo espaço intercostal (2 EIC), à esquerda do esterno. São melhor ouvidos os ruídos da válvula pulmonar.
7. Capacidade seletiva de escuta. (Análise de um som de cada vez). Ao ouvir sons diastólicos os sons sistólicos são ignorados.
A sequência acima descrita é apenas uma das muitas que podem ser seguidas. O importante é que as quatro regiões citadas sejam auscultadas ouvindo os sons de baixa e alta frequências.
Clique na imagem e aprenda a diferenciar os sons Cardiacos e Pulmonares.
Apresentao1









Nenhum comentário:

Postar um comentário