PROPRIOCEPÇÃO AJUDA A PREVENIR LESÕES EM CORREDORES


A técnica da propriocepção consiste em trabalhar a função neuromotora do atleta por meio do desequilíbrio articular, estimulando a musculatura a se adaptar ao estresse
A propriocepção é um método de exercício fisioterapêutico muito utilizado na recuperação de corredores que sofreram algum tipo de lesão nos membros inferiores - como é mais comum na prática. A técnica consiste em trabalhar a função neuromotora do atleta por meio do desequilíbrio articular, estimulando a musculatura a se adaptar ao estresse. Fisioterapeuta da equipe Branca Esportes e diretor-técnico da clínica Prime Fisioterapia Especializada, ambas de São Paulo, Evaldo Bosio diz que de alguns anos para cá a propriocepção também tem sido utilizada como forma de prevenção, minimizando os riscos ou mesmo a gravidade de lesões.


"Há dois ou três anos os exercícios de propriocepção só eram realizados para recuperação de atletas lesionados, porém hoje é mais comum sua utilização como forma de prevenção. As grandes assessorias já fazem esse tipo de trabalho. Ele ajuda, por exemplo, a impedir que um atleta perca um período longo de preparação por conta de uma lesão que poderia ter sido evitada ou amenizada com a propriocepção", comenta Bosio.

No caso dos corredores, diz o fisioterapeuta, o trabalho é mais focado nas articulações dos tornozelos e joelhos. O treino proprioceptivo, também conhecido como neuromotor, estimula o desequilíbrio da articulação utilizando acessórios que simulam uma superfície instável para apoio do atleta, como cama elástica, colchonete ou caixa de areia. "Essa superfície instável gera uma instabilidade na articulação, o que faz com que a musculatura tente se equilibrar. Como consequência, esse estresse irá otimizar a resposta do sistema nervoso central", explica.

Dessa forma, salienta Bosio, o atleta estará mais bem preparado para situações como quando pisa de modo errado ou em um buraco, pedra ou outro objeto que comprometa sua estabilidade durante a corrida. "A propriocepção treina a musculatura para prevenir ou minimizar a entorse, pois o tornozelo se adapta à situação de estresse", argumenta Bosio, dizendo que o mesmo acontece em relação à articulação do joelho. "Em suma, o método consiste em treinar a instabilidade da articulação para conseguir estabilidade".

O fisioterapeuta ressalta que o treino de propriocepção deve ser orientado por um profissional, que irá fazer um estudo de biomecânica e avaliar como se porta o joelho e o tornozelo do atleta durante a corrida. Como prevenção, é normalmente realizado de duas a três vezes por semana no início. Depois se faz a manutenção uma vez por semana, que o atleta pode realizar em uma academia ou parque. Para um melhor resultado, acrescenta Bosio, o ideal é realizar exercícios de propriocepção junto ao trabalho de fortalecimento muscular. 
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário