FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ARTROSE




Segundo os especialistas, o ideal seria ter o diagnóstico antes mesmo que as dores comecem a aparecer.





Uma pesquisa realizada em conjunto com as sociedades brasileiras de Reumatismo, de Ortopedia e Traumatologia, aponta que dez milhões de brasileiros têm ósseo artrite, doença conhecida como artrose. E só 40% dos diagnosticados com o problema estão em tratamento nos país, revela a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Muitos pacientes ignoram o tratamento, e a expectativa é que em 2015 o número de pacientes chegue a 12,3 milhões.

A artrose é a doença caracterizada pela insuficiência da cartilagem de absorver o impacto que as articulações recebem ao caminhar ou na prática de exercícios físicos, por exemplo. Uma série de fatores pode provocar ósseo artrite, como o fator genético, a presença de obesidade, diabetes, problemas no colesterol e traumas quando o indivíduo é jovem ou adulto.

Os dois principais sintomas da doença são: dores e dificuldade de movimentação das articulações. Muitas pessoas com a doença têm dificuldades, por exemplo, de levantar do sofá após algum tempo sentada.

Segundo os especialistas, o ideal seria ter o diagnóstico antes mesmo que as dores comecem a aparecer. Um exame de raios-x é suficiente para detectar. A doença não tem cura, mas é possível controlar com medicação, fisioterapia e atividades físicas.

Dor nas costas é algo comum. Muita, mas muita gente sente dor nas costas... Porém, nem sempre essa dor é reflexo de “doença/patologia”; o enfraquecimento muscular, por exemplo, causa instabilidade articular, portanto, pode ser causador de muitos desconfortos, assim como o causador da artrose.

Só com o fortalecimento muscular (seguro e eficiente) a coluna e as outras articulações acometidas voltaram a ter estabilidade articular e, com isso, redução ou sumiço da dor! Músculo Forte Estabiliza e Protege as articulações (todas as articulações, inclusive as da coluna vertebral).

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las. Com a prática desse exercício, além de ficar “sarado” e com um corpo forte, você ficará saudável e bonito.

Infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais. Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:
- Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito.
- A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular.
- Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
 - A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
 - A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.
 - Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.
 - A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.
 -A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.
- Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos, previnindo ou retardando a instalação da artrose.

Novo tratamento para retardar a instalação da artrose
Desenvolvido nos Estados Unidos e presente em 25 países, o equipamento de descompressão e tração - trazido ao Brasil é novidade em tratamentos para a hérnia de disco.

O método funciona assim: uma cinta acoplada à máquina é colocada no paciente, proporcionado uma tração na região da compressão. O paciente permanece deitado durante o trabalho de descompressão. O fisioterapeuta vai identificar a região lesionada e programar a máquina para efetuar a tração na medida e no local. O equipamento aplica exatamente a tensão necessária para a abertura entre uma vértebra e outra sem submeter a área ao risco de lesão.

Com o novo método, a possibilidade da compressão ser  amenizada  é maior do que nos tratamentos convencionais, pois a descompressão é realizada diretamente no local afetado.Mesmo que esta amenização não ocorra, o paciente, em geral, tem melhora importante  das dores na região afetada.

O tratamento completo é feito no período de seis semanas, divididas em 22 sessões de uma hora de duração. A primeira parte de cada sessão é usada para realizaçáo de terapia manual, a segunda etapa para descompressão e nos  minutos finais o tratamento é voltado para a realizaçáo de atividades de fortalecimento, para que a reincidiva da lesáo seja evitada.

Restrições
O método não é recomendado para pessoas que tenham osteoporose severa, pacientes com suspeita de fratura de bacia, comprometimento intra-abdominal e pessoas que tenham instabilidade articular severa. 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário