A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA FISIOTERAPIA

Saiba mais sobre como as novidades de tecnologia estão atuando na área da fisioterapia.
A robótica iniciou seus trabalhos na área de saúde junto à medicina e às salas cirúrgicas, que auxiliam a precisão dos médicos e cuidados aos pacientes. Dessa vez as máquinas invadem os centros especializados de reabilitação. Auxiliam na reabilitação de indivíduos que sofreram com traumatismos cranianos ou apresentam algum distúrbio neurológico, perdendo os movimentos de pernas e braços. Esses recursos aceleram e melhoram a qualidade da recuperação.

Tecnologia na reabilitação

As máquinas possuem altíssima tecnologia com sofisticados programas de computação e sensores, que detectam os movimentos do paciente, orientando a ação quando incorreta. Como é o caso do robô InMotion, criado pelo cientista brasileiro Hermano Krebs, diretor do laboratório de mecânica e reabilitação humana do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Entretenimento e saúde

Além disso, para a estimulação das crianças, há também jogos eletrônicos e um score de pontos para estimular a prática. Isso estimula a intensidade e frequência da prática, com isso, proporciona benefícios na reabilitação neurológica. Com esses sofisticados robôs, os movimentos podem ser repetidos cerca de 25 vezes a mais do que nos aparelhos convencionais.

Com a repetição coordenada dos movimentos, mais impulsos nervosos são transmitidos aos músculos e maior é o reaprendizado da função motora.
O Brasil já conta com essa tecnologia

Esses aparelhos estão presentes em grandes centros médicos americanos, como o Instituto de Reabilitação de Chicago e o New York Presbiterian Hospital. Com expansão para a Ásia e a Europa.

Porém, aparelhos do gênero são encontrados também no Brasil, na Rede de Rea­bilitação Lucy Montoro, em São Paulo, e na Associação de Assistência à Criança Deficiente. Estes aparelhos são utilizados com coadjuvantes no tratamento de pacientes neurológicos.
Relatos de pacientes

Um jovem de 18 anos participa de um estudo sobre os aparelhos na Rede Lucy Montoro, após um acidente de carro que o deixou tetraplégico. Refere que na terceira sessão já percebeu progressos nas atividades de vida diária.


Fonte: Istoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário