DOR NO TORNOZELO E NA SOLA DO PÉ? PODE SER A SÍNDROME DO TÚNEL DO TARSO!



Mais comum em adultos ativos, pode ser causada por osteoartrite, deformidades no tornozelo pós-traumática, artrite reumatóide e diabetes.

sindrome do tunel do tarso (Foto: Getty Images)Temos três síndromes compressivas no pé:
1- A síndrome do túnel tarsal é uma neuropatia compressão do nervo tibial posterior que passa no túnel do tarso, região anatômica, que fica posterior ao maléolo medial ( lado de dentro do pé) e sob o retináculo dos músculos flexores do pé( planta do pé).
2- A síndrome do túnel do tarso anterior refere-se a compressão do nervo fibular profundo. É raro e causa dor, fraqueza e alterações sensoriais do pé e tornozelo. na região lateral.
3- A síndrome do túnel do tarso distal é causada pela compressão do nervo plantar lateral ou o nervo medial do calcâneo e se apresenta com dor no calcanhar.

QUIROPRAXIA É OPÇÃO PARA DORES NA COLUNA



O profissional da área lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos delas na saúde em geral das pessoas. A quiropraxia está relacionada a tudo que envolve a estrutura do corpo, tais como músculos, nervos, ossos e suas desordens
 Tensão, dores nas costas e na cabeça, hérnia de disco, inflamação do nervo ciático, tendinite e dores musculares e articulares estão entre os problemas que podem ser tratados por um quiropraxista. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a quiropraxia é bastante disseminada em outros países, em especial nos Estados Unidos, onde teve sua origem. O profissional da área lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos delas na saúde em geral das pessoas. A quiropraxia está relacionada a tudo que envolve a estrutura do corpo, tais como músculos, nervos, ossos e suas desordens, explica o quiropraxista da clínica Quiro&Cia, Raul Sartoreli Melaré.

PILATES A LONGO PRAZO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS RELATADOS POR VETERANOS



O que os praticantes veteranos têm a dizer sobre a atividade? Embora cada aluno trabalhe com um objetivo específico, o ganho na qualidade de vida é evidente
 A atriz e cantora Anna Amélia Carneiro encontrou no pilates um alívio imeditado para as dores decorrentes de uma hérnia de disco ( Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
A atriz e cantora Anna Amélia Carneiro encontrou no pilates um alívio imeditado para as dores decorrentes de uma hérnia de disco

Quando a servidora pública Marilúcia Ningeleski, 40 anos, chegou à sua primeira aula de pilates, procurava por algo que aliviasse a dor e ajudasse na reabilitação de sua então recente cirurgia de hérnia de disco. Foi o próprio médico quem havia lhe indicado a prática. “Fiquei ótima. Eu já tinha tentado outras coisas, como a hidroterapia, mas, no pilates, eu fiquei”, conta. Quase 10 anos depois, ainda é nas aulas de pilates — que mantém religiosamente três vezes por semana — que Marilúcia faz a manutenção da sua coluna. “Tomei gosto pelo pilates e, mesmo me sentindo muito melhor, mantive as sessões”. Em 2012, porém, precisou enfrentar nova cirurgia. “É que inventei de fazer musculação e, como já tenho predisposição a desenvolver hérnia, tive de operar novamente”, lembra.

É CARNAVAL! CUIDE DA SUA COLUNA E NÃO VOLTE PRA CASA ANTES DA HORA!



Se você deseja aproveitar com saúde a diversão dos próximos dias, adote alguns cuidados para não exagerar e acabar trazendo prejuízos:
 Bailes, micaretas, blocos de rua, escolas de samba… Como estão os preparativos? Já está com a fantasia em mãos? E o corpo, já está pronto para a maior festa popular do ano? Para quem já é praticante fiel do Pilates, não encontrará problemas durante os dias carnavalescos. Isso porque a técnica oferece maior resistência muscular e flexibilidade ao corpo, ajudando os foliões a aguentar o pique de tanta diversão. O corpo, por sua vez, também ganha boa forma e elegância, essencial para os foliões que não abrem mão de manter um corpo bonito, especialmente, durante o Carnaval.