O
padrão de crescimento e comportamento motor humano que se modifica por meio da
vida e do tempo; e a grande quantidade de influência que os afetam, constituem
basicamente por diferentes teorias científicas e sustentam a evolução de
estudos que se caracterizam pelas técnicas de pesquisa e pelos meios utilizados
na obtenção de dados, que são elaborados e discutidos, como forma de elucidar
os diferentes vieses que perfazem a existência do homem e sua evolução física,
orgânica, cognitiva e psicológica.
Os
conceitos, ilustrações e teorias adicionam ao contexto, a estrutura necessária
para que tais estudos possam legitimar-se e oferecer fundamentos fidedignos
sobre as hipóteses que pretendem estabelecer e discutir. É importante lembrar
que o caráter estatístico de nível normal de referência dos testes não engloba
o mesmo valor para todas as populações, tendo em conta os aspectos afetivos e
sociais (ROSA NETO, 1996).
Normalmente
utilizam-se testes para conhecer as características e necessidades individuais
das pessoas, isto se torna indispensável se pensar em cada vez mais atender o
desenvolvimento das pessoas, em especial as crianças, como o máximo de acertos
possíveis para que seu desenvolvimento ocorra dentro dos períodos desejáveis,
contribuindo assim, para com um desenvolvimento pleno.
Para
que tenhamos estas informações devemos lançar mão de meios auxiliares que como
já comentamos anteriormente seria a utilização de testes. É importante destacar
que para esta avaliação não são utilizados somente um único teste e sim um
conjunto de testes, a fim de examinarmos a criança em todas as dimensões do
desenvolvimento humano (ROSA NETO, 1996).
A
observação do comportamento humano feito através de testes já se constitui
prática antiga, através de estudos realizados por autores clássicos, como
Ozeretski, Guilmain, Grajon, Zazzo, Piaget, Stambak, Picq e Vayer, entre outros
que se dedicaram ao estudo da criança (ROSA NETO, 1996).
Testes
padronizados, que embora bastante antigos, mas que freqüentemente são revisados
destacam-se na avaliação física, afetiva, cognitiva e motora dos seres humanos.
De
acordo com Rigal et al. (1993), existe uma grande quantidade de testes, que por
sua facilidade de utilização e sua relação com as diferentes aprendizagens
escolares, são muito úteis para medir o comportamento humano, entre eles,
destacamos a Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (ROSA NETO, 1996).
Fonte: http://www.efdeportes.com/
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