CANELITE OU DOR NO TIBIAL ANTERIOR? APRENDA A IDENTIFICAR A DIFERENÇA



Patologias podem ser facilmente confundidas, mas tratamentos são muito diferentes, o que exige atenção redobrada e diagnóstico de um especialista


dor na perna canelite Eu Atleta (Foto: Getty Images)Independente da patologia, dor deve ser tratada somente após orientação médica (Foto: Getty Images)










 A canelite é uma patologia muito frequente entre os corredores. Também é frequente a confusão entre ela e a dor no músculo tibial anterior. Os cuidados com cada uma são bastante distintos, então é importante entender as diferenças.

canelite é a Síndrome do stress tibial medial. Ela gera dor na porção mais interna da tíbia, onde é possível sentir o osso. Já o músculo tibial anterior fica na parte de fora da canela (levante o pé para cima e você vai senti-lo), então um problema nesse músculo gera dor nesta região.
Na canelite ocorre uma reação óssea à sobrecarga, e as possíveis causas são alto impacto, excesso de treinamento e fraqueza dos músculos sóleo e flexores plantares (todos ficam na parte de trás da perna). Uma dor no tibial anterior pode ser causada por uma fraqueza desse músculo ou excesso de sua utilização na corrida, mas é um quadro muito mais raro do que a canelite.
O tratamento para a canelite envolve melhorar a absorção de impacto através da correção da mecânica da corrida e fortalecer os músculos localizados na panturrilha. O fortalecimento e o alongamento do tibial anterior (exercícios que puxam o pé para cima e alongam a parte da frente da perna) não contribuem para a melhora da canelite, mas é o que muitas vezes observo as pessoas fazendo antes de serem corretamente orientadas.
O processo de lesão da canelite pode ficar crônico e de difícil recuperação se o tratamento tiver início tardio. Então, se sentir alguma dor na região não perca tempo com exercícios que não ajudarão. Procure um médico para o diagnóstico e um fisioterapeuta para o tratamento.

Fonte: Eu atleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário