Correr descalço faz bem?


Correr faz bem ao organismo, porém, antes do exercício é preciso se atentar a alguns cuidados básicos e não menos importantes. Há quem goste de correr de tênis ou algum sapato confortável, ou ainda, há quem se sinta bem correndo com os pés no chão.


O americano McDougall que lançou o livro “Nascido Para Correr”, defende a tese de que correr descalço é bom, e que o uso de tênis na corrida pode trazer malefícios para o atleta. Segundo o autor, correr descalço evita lesões, contrariando a ideia das indústrias de calçados.

Correr com os pés no chão exige pisar corretamente, para que não danifique nenhuma parte do pé ou mesmo do corpo inteiro. A pisada é a principal protagonista na corrida descalço. O estudioso analisa que correr com tênis força o pé a bater primeiramente com o calcanhar no solo e já descalço, a parte da frente do pé é que sofre o impacto, protegendo os calcanhares.

De acordo com a pesquisa, correr descalço deve ser levado em consideração. Os tênis podem não estar trazendo os benefícios que deveriam, ajudando a prevenir lesões. Mas o calçado é uma proteção aos pés e tem menos impacto com o solo.

Portanto, ainda não é possível tirar uma conclusão se os tênis de corrida são tão bons como sugerem as indústrias, ou se todos ficariam melhores descalços. Enquanto nenhuma tese é comprovada com total confiança, é preciso cautela e experimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário