Propriocepção

clip_image001

Muito se questiona, e muitas dúvidas ainda são comuns em relação à correta definição da Propriocepção. Venhamos e convenhamos, o nome é meio estranho e nem um pouco fácil de ser pronunciado pelas pessoas leigas, e até mesmo pelos atletas.

A propriocepção nada mais é que um procedimento da fisioterapia em que pessoas portadoras de patologias traumato-ortopédicas se utilizam para a recuperação de lesões e também como profilaxia (forma de prevenção). No nosso corpo, temos receptores (mecanoceptores) que desempenham um importante papel de proteção e defesa do sistema, pois eles respondem a um acidente, a um estiramento ou a uma instabilidade maior que venha colocar em risco a integridade física das pessoas que praticam ou não atividade física vigorosa.

Os esportes em si exigem demais dos atletas, onde em alguns deles são realizados movimentos mais bruscos, impactos excessivos, mudanças de direção, contato físico, dentre outros, necessitando, portanto, do treinamento proprioceptivo.

Os idosos também precisam trabalhar seus mecanismos protetores, pois com o avanço da idade, perdemos o equilíbrio corporal e a propriocepção funciona muito bem como um procedimento de defesa e manutenção do equilíbrio desses indivíduos, evitando, assim, traumas, quedas e possíveis fraturas.

É importante salientar que os exercícios de controle neuromuscular (proprioceptivo) devem se fazer presentes no processo de recuperação fisioterapêutica, sendo atletas ou não. Em sendo atletas ou praticantes de atividades desportivas regulares, estes são necessários para restabelecer o controle e a eficiência biomecânica do movimento, atividades que geram instabilidades para ganhar estabilidade funcional.

clip_image002

TESTE

Vamos fazer um teste?

Fique em pé numa perna por uns 20 segundos... Agora, repita isso com os olhos fechados... Pronto! Para se manter equilibrado, você está usando a sua propriocepção - a capacidade de saber onde está cada parte do corpo no espaço, a cada segundo.

clip_image003

INDICAÇÕES:

Pós-operatório ortopédico;

Lesões musculares;

Lesões articulares;

Lesões de menisco;

Instabilidade articular;

Déficit de equilíbrio;

Osteoporose;

Lesões / Dores crônicas;

Dores crônicas;

Prevenção de Lesões;

Prevenção de quedas.

RESULTADOS:

Melhora a força, a mobilidade articular e a estabilidade;

Melhora a postura;

Aumenta a independência funcional em idosos;

Oferece bom condicionamento físico;

Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;

Otimiza o desempenho desportivo;

Melhora o estado geral da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário