Fascite Plantar

 

Fascite plantar ou Fascite plantar refere-se a uma dor plantar, da fascia plantar. Caracteriza-se por uma inflamação ocasionada por microtraumatismos de repetição na origem da tuberosidade medial do calcâneo. As forças de tração durante o apoio levam ao processo inflamatório, que resulta em fibrose degeneração das fibras fasciais que se originam no osso.

Causas

A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da faixa de tecido denso da sola do pé. Isso pode provocar dor e dificuldade para caminhar.

Imagem do Google 

Entre os fatores de risco para a fascite plantar estão:

>Problemas no arco do pé (pé chato e pé cavo) ;

>Obesidade ou ganho súbito de peso;

>Corridas de longa distância, especialmente em ladeiras ou em superfícies irregulares;

>Aumento súbito de peso;

>Tensão no tendão de Aquiles (o tendão que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo);

>Calçados com apoio insuficiente à curva do pé ou solas macias.

A fascite plantar afeta geralmente homens ativos com idades entre 40 e 70 anos. É uma das reclamações ortopédicas mais comuns relacionadas aos pés.

A fascite plantar é geralmente considerada como sendo causada por um esporão do calcâneo, mas pesquisas demonstraram que essa não é causa do problema. No raio X, o esporão do calcâneo é visto em indivíduos com e sem fascite plantar.

Sintomatologia

Os sintomas da fascite plantar são:

Dor na sola dos pés de manhã ou ao caminhar e

Dor no calcanhar.

A dor melhora com o movimento e é diária.

A fascite plantar pode ser confirmada através do raio-x ou da ressonância magnética onde percebe-se o acúmulo de líquido à volta da fascia plantar e o espessamento do mesmo.

Tratamento

O tratamento para a fascite plantar consiste em realizar algumas sessões de fisioterapia. Esta terá como principal objetivo diminuir a dor, facilitando as caminhadas.

Aplicar diariamente uma pomada antiinflamatória, fazer uma massagem e alguns alongamentos são pontos importantes do dia a dia para ajudar na recuperação da lesão. Assim como evitar ficar muito tempo de pé e usar sapatos confortáveis.

Referência bibliográfica:

  1. Tua Saúde
  2. Wikipédia
  3. Minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário