LUVA SEM FIO PODE MELHORAR A SENSAÇÃO EM LESADOS MEDULARES

 

 

Pesquisadores da Georgia Tech criaram uma luva, fio musical, que pode melhorar a sensação e habilidades motoras para pessoas com lesão medular.

O gadget foi utilizado com sucesso por indivíduos com sensação ou movimento limitados nas mãos devido a tetraplegia. Estes indivíduos tinham sofrido a lesão a mais de um ano antes do estudo, um período de tempo quando a maioria dos pacientes de reabilitação já deve ter tido uma melhora muito pequena para o resto de suas vidas. Notavelmente, o dispositivo foi usado primeiramente enquanto os participantes estavam realizando suas rotinas diárias.
O dispositivo é chamado de toque Mobile Music (MMT). A luva, que se parece com uma luva de treino com uma pequena caixa na parte de trás, é usada com um teclado de piano que vibra, indicando aos dedos quais as teclas apertar. Enquanto aprendia a tocar o instrumento, várias pessoas com lesão experimentaram uma sensação melhor em seus dedos.
Pesquisadores do Georgia Tech e Atlanta Pastor Centro completaram recentemente um estudo sobre pessoas com fraqueza e perda sensorial devido à lesão medular.
"Depois de nosso trabalho preliminar em 2011, verificou-se que a luva teria resultados positivos para as pessoas com lesão medular", disse o Ph.D. pós-graduada Tanya Markow, líder do projeto. "Mas fomos surpreendidos pela quantidade de melhoria que fizeram em nosso estudo. Por exemplo, depois de usar a luva, alguns participantes foram capazes de sentir a textura de sua cama e roupas pela primeira vez desde a sua lesão.".
Markow trabalhou com indivíduos com lesão medular que tinham sensação ou movimento limitado em suas mãos. Os participantes haviam sofrido uma lesão medular à mais de um ano antes do estudo. Nas oito semanas de projetos, os participantes do estudo tiveram que praticar o movimento de tocar piano por 30 minutos, três vezes por semana. Metade usou a luva para a prática, metade não.
O sistema com luva trabalha com um computador, MP3 player ou telefone inteligente. Um canto, tal como Ode a Joy, está programado para um dispositivo, que é sem fios ligados à luva. Como as notas musicais são iluminadas nas teclas corretas no teclado do piano, o gadget envia vibrações para "tocar" os dedos correspondentes. Os participantes tocam junto, gradualmente memorizando as teclas e aprendendo músicas adicionais.
No entanto, estas sessões ativas de aprendizagem com a luva não eram o foco principal do estudo. Os participantes também usaram a luva em casa por duas horas por dia, cinco dias por semana, sentindo apenas a vibração (não tocando o piano). Estudos anteriores mostraram que o uso do sistema de luvas passivamente desta maneira ajudou os participantes a aprenderem músicas mais rápido e retê-los melhor. Os pesquisadores esperavam que o passivo uso do dispositivo também teria efeitos de reabilitação.
No final do estudo, os participantes realizaram uma variedade de testes comuns como o de agarrar e de sensações para medir o seu aperfeiçoamento. Aqueles que usaram o sistema de luvas desempenharam significativamente melhor do que aqueles que apenas aprenderam piano normalmente.
"Algumas pessoas foram capazes de pegar objetos com mais facilidade", disse Markow. "Outro disse que poderia imediatamente sentir o calor de uma xícara de café.".
Markow acredita que as habilidades motoras aumentadas podem ser causadas por atividade cerebral renovada e que, por vezes, torna-se latente em pessoas com lesão medular. A vibração pode ser desencadeamento da atividade no córtex sensorial da mão. Markow gostaria de expandir o estudo para incluir resultados funcionais de ressonância magnética.
A luva tem evoluído nos últimos anos sob a liderança de Thad Georgia Tech Starner e Ellen Yi-Luen, bem como Deborah Backus, diretora de pesquisa de esclerose múltipla no Shepherd Center. O conceito inicial, tocar piano, desenvolvido com a equipe, então estudante de mestrado Kevin Huang, demonstrou que as pessoas pudem facilmente aprender a tocar piano, vestindo a luva e sentindo suas vibrações. Não demorou muito para Starner ver os maiores benefícios para a saúde.
"O equipamento utilizado para reabilitação da mão pode parecer monótono e enfadonho para alguns, e não fornecer qualquer feedback ou incentivo", disse Starner, que supervisiona o Grupo de Computação Contextual. "Touch Mobile Music supera cada um desses desafios e proporciona benefícios surpreendentes para pessoas com fraqueza e perda sensorial devido à lesão. É um grande exemplo de como a computação vestível pode mudar a vida das pessoas.".
Starner é professor associado na Escola de Computação Interativa.

Fonte: Daily Disruption

Nenhum comentário:

Postar um comentário