A FISIOTERAPIA EM PACIENTES CARDIOPATAS

 

A fisioterapia cardiovascular é um segmento da cardiologia que ajuda na prevenção e na reabilitação de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares.

Atualmente, as lesões cardiovasculares são as grandes responsáveis pela maior parcela de mortalidade do mundo, um paciente que se submete a um procedimento cardíaco precisa passar por uma reabilitação cardíaca em que é indicada uma fisioterapia cardiovascular como forma de prevenção.
A fisioterapia cardiovascular é um segmento da cardiologia que ajuda na prevenção e na reabilitação de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares. Os estudos em cima da fisioterapia cardiovascular são intensos e detectam resultados positivos em grande parte dos pacientes que foram submetidos.
A reabilitação é indicada para pacientes que sofreram de enfarte do miocárdio ou que foram sujeitos à cirurgia de by-pass – revascularização miocardica ( conhecida como cirurgia de ponte para tratar artérias que apresentam estreitamentos criando um desvio, permitindo que o sangue circule em torno da área bloqueada). Os que se submeteram ao tratamento com fisioterapia cardiovascular apresentaram bons resultados o que mostra que há como rebater a doença. Existem vários tipos de fisioterapias cardiovasculares que podem ser indicadas dependendo do caso do paciente.
A fisioterapia deve ser incorporada num programa de tratamento médico o quão precoce possível. O cardiopata, que usualmente apresenta maus hábitos de vida, deverá receber orientações comportamentais para melhorar sua qualidade de vida. Exercícios físicos dentro dos seus limites de saúde, irão otimizar o sistema cardiovascular e progressivamente a resistência para executar as atividades diárias. Devido a gravidade de qualquer cardiopatia é fundamental que a fisioterapia seja realizada de forma individualizada e supervisionada. Toda alteração positiva ou negativa no quadro de saúde do paciente deverá ser informada ao profissional que deverá tomar as providências necessárias e cabíveis ás possibilidades do mesmo.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário