CURSO DE FISIOTERAPIA PARA DEFICIENTE VISUAL

 

Todos os preconceitos que o paciente possa vir a ter desaparecem, uma vez que recebem o tratamento e sente-se a melhora. - Diz Jyoti Mahesh Shirisagi, Fisioterapeuta Deficiente Visual

Niraj Arora entende a dor melhor do que ninguém. "Apenas um toque basta.Dessa maneira, podemos perfeitamente localizar o ponto exato onde a dor se esconde em um paciente. Esta é a nossa vantagem em comparação com os outros profissionais. ", disse o fisioterapeuta de 32 anos de idade, de Bhusawal(Maharashtra), insistindo que a sua cegueira não atrapalha, de forma alguma,em seu trabalho. Arora está entre os dez fisioterapeutas cegos que fizeram um exame de certificação para a Reabilitação Baseada na Comunidade. Ele é um dos 300 fisioterapeutas cegos no país, a maioria vêm de Maharashtra eGujarat.

Apesar de centenas de pessoas com cegueira de todo o país visitarem São Paulo com a esperança de ingressar no setor de TI e ITES, os da região ocidental estão encontrando uma alternativa viável na Fisioterapia. Arora e companheiro participante Girish Chandra Rikhadi, 32 anos, receberam treinamento da Associação Nacional para a Índia Blind (NAB-Índia), em Mumbai, onde recebem um Diploma em Curso de Fisioterapia para os cegos. O centro da NAB em Mahalaxmi, Mumbai, já treinou cerca de 150 fisioterapeutas cegos na última década. Além NAB, a Associação dos cegos (BPA) em Ahmedabad realiza um curso de dois anos em Fisioterapia. "Isso gera boa renda para nós. A maioria de nós têm clínicas privadas e recebemos cerca de 10-15 clientes por dia.", disse Rikhadi, que tem sua clínica em Amargosa, em Mumbai. "Eu perdi meus olhos em um acidente e meus pais se depararam com o programa online de Fisioterapia. Hoje, tenho uma clínica em Bhusawal e abri outra em Pune oferta Ayurveda, Panchakarma, onde realizamos tratamento para obesidade, Fisioterapia e spa. Existem várias pessoas com visão e um trabalho inferior ao meu.", Arora orgulhosamente menciona.

O conhecimento amplo sobre Fisioterapia juntamente com os males crescentes devido a acidentes e estilo de vida significa que os terapeutas estão recebendo mais pacientes nos últimos tempos. "Encontramos uma grande quantidade de pacientes em hospitais. Temos que estar habilitados para gerir avaliação, diagnóstico e, em seguida o tratamento. No trabalho bem feito, o paciente fica satisfeito com o trabalho e volta para realizar mais sessões.", disse Sunil Bhagyashree Gandhi, 21, que iniciou sua prática no ano passado. A questão da cegueira, embora uma surpresa para seus clientes, não necessariamente afeta seus negócios. "Todos os preconceitos que o paciente possa vir a ter desaparecem, uma vez que recebem o tratamento e sente-se a melhora", disse Jyoti Mahesh Shirisagi, que viaja entre dois hospitais em Mumbai para oferecer seus serviços.

Associação Indiana para os Fisioterapeutas com Deficiência Visual (IVIP), que é formada por fisioterapeutas cegos em todo o país, tem membros em Maharashtra, Gujarat, Rio de Janeiro e em outros lugares, mas tem apenas um em Bangalore. "É uma surpresa esta cidade não ter muitos fisioterapeutas", Rikhadi disse, admitindo que Bangalore é um lugar ideal para os cegos a praticar Fisioterapia. Compreensivelmente, nenhuma das instituições na cidade parece oferecer um curso de diploma em tempo integral, embora tenha havido tentativas para treinar o cego na massagem."A maioria das organizações (aqui) olham para TI e ITES como os melhores setores para os cegos e outros com deficiência para trabalhar", disse um treinador intimamente associado com o setor da deficiência na cidade.
"Só alguns praticam a Fisioterapia aqui, que é negligenciada em grande parte devido à falta de consciência. Com as mudanças de estilo de vida e o aumento do estresse, a Fisioterapia será a opção mais lucrativa para os cegos ", acrescenta Rikhadi.

Fonte: Deccan Herald

Nenhum comentário:

Postar um comentário