Síndrome da banda iliotibial

 

Atletas

A BIT, Banda Iliotibial, são bandas fibrosa densa de tecidos que se origina da espinha ilíaca ântero-superior e corre, inferiormente, ao longo da superfície lateral da coxa( lado de fora), cruzando o joelho e inserindo-se no tubérculo de Gerdy, na tíbia lateral. Durante extensão e flexão do joelho, a BIT se fricciona repetidamente contra o epicôndilo lateral do fêmur..O atrito repetido dos tecidos moles, causa dor e edema. Acomete corredores fundistas, ciclistas e nadadores.
Pacientes queixam-se de dor ântero-lateral no joelho; estalo audível pode estar presente no joelho durante caminhada e/ou corrida.
Exame físico: É característica a sensibilidade à palpação sobre o côndilo femoral lateral.
Diagnóstico: nenhum exame costuma ser solicitado.
Tratamento: gelo, repouso relativo e fisioterapia com foco no alongamento da BIT é o tratamento de primeira linha. Os pacientes que apresentam dor persistente, apesar dos cuidados conservadores, podem respondem bem a infiltrações com esteróide e analgésico.Considerar para corredores, o uso de órteses para o pé e modificação do calçado. Nos ciclistas verificar a posição dos pés nos pedais, aumentando a altura do assento visando reduzir a flexão do joelho em cada pedalada.

Fonte: Minha Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário