PROBLEMAS COM A POSTURA? A RESPOSTA PODE SER ROLFING



Se você é um alvo freqüente de dores nas costas, ombros, pescoço, articulações ou sofre com enxaquecas, dores ciáticas e hérnia de disco, uma boa maneira de tratar desses males é o rolfing.
Há 20 anos no Brasil, o rolfing é uma metodologia que reorganiza a estrutura corporal.

Ida Rolf, a idealizadora da técnica, defendia que o ser humano é formado por partes relacionadas num espaço tridimensional, o que define a estrutura. O arranjo dessas partes nos dá a possibilidade de posturas, movimentos e comportamentos diferentes.

Partindo da constatação de que a força da gravidade exerce uma das mais significativas - e menos compreendidas - influências na estrutura e função do ser humano, o rolfing prega que "quando o corpo começa a funcionar de modo apropriado, esta força gravitacional consegue fluir através dele. Espontaneamente, então, o corpo se cura", numa definição da própria criadora.

"O rolfing atua no corpo humano através de toques específicos no tecido conjuntivo", comenta Maria Helena Orlando, presidente da Associação Brasileira de Rofing. "O rolfista, profissional habilitado para aplicar a técnica, se utiliza da plasticidade do corpo para integrar a estrutura,

encontrando novas formas de arranjo e movimento para o corpo. Em resumo, trata-se de uma busca pelo autoconhecimento e percepção corporal da pessoa".

O resultado é surpreendente. Foi o que constatou A gerente administrativo financeiro Arlete Falanga, de 30 anos. Ela sofria com lordose e escoliose acentuadas, que lhe atrapalhavam no rendimento profissional e resultavam em enxaqueca forte e freqüente. "Fui buscar o rolfing para resolver meu problema de lordose. Ao longo do tratamento descobri outras muitas anomalias".

"Ao contrário de outras técnicas utilizadas na recuperação da postura", conta Arlete, "o que gostei no rolfing e que deu resultado para o meu caso, que era crítico, foi a preparação que recebi. Primeiro meu corpo foi destravado pela rolfista. Quando eu estava preparada, comecei a trabalhar a conscientização da minha postura. Só pude mudar meus hábitos, quando meu corpo já estava apto para receber o meu comando".

Uma sessão de rofing em São Paulo varia de R$ 130,00 a R$ 230,00. O número de sessões também é variável, dependendo do caso, mas em geral são 10 ou 15 sessões. Arlete está na 15ª sessão, mas vai continuar mesmo depois de liberada. "Vou voltar para fazer uma sessão por mês, pelo menos. Tenho consciência de que meu problema não vai mais voltar. Agora vou voltar só para relaxar mesmo, mas cuidar do stress".

Conheça alguns dos benefícios que o rolfing proporciona:
















Fonte: Luana Godoy - Agência MBPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário