Hérnia de disco lombar: saiba mais, para evitar ou tratar




Muitas vezes, a alegria e o bem-estar proporcionados pela CORRIDA podem sem prejudicados por um fator que está ou esteve presente na vida da maioria das pessoas: dor nas costas.

As dores nas costas, principalmente na região lombar (porção final da coluna), são muito comuns seja na presença da ATIVIDADE FÍSICA ou não. Porém, a grande questão é saber exatamente o que provoca essas dores nas costas, como é o caso da hérnia de disco. Conhecer a causa da dor faz com que ela seja resolvida com mais eficiência e menor tempo, proporcionando a volta à atividade mais rapidamente.

Alongue e fortaleça o tendão de Aquiles


Uma lesão no tendão de Aquiles é muito comum, principalmente quando falamos de um esporte como a corrida, que tanto solicita a função do músculo da panturrilha. Estima-se que 11% de todas as patologias que acometem corredores estão relacionadas ao tendão de Aquiles.

A Fisioterapia no Tratamento de Estiramento Muscular

O Fisioterapeuta que nunca teve uma lesão muscular pela frente para tratar que atire a primeira pedra. 


Uma das causas de maior procura de fisioterapeutas no mundo, é no trabalho de lesões musculares que os fisioterapeutas sejam, talvez, mais reconhecimentos pela sociedade, principalmente a ativa fisicamente. Em festa de família só não ganha das 'consultas' sobre dores na coluna.

Esporão de galo: trate em casa!


O dr. Helder Montenegro desenvolveu exercícios simples que aliviam os sintomas do Esporão de Galo. São movimentos que você pode fazer em casa, e que evitam muitas vezes o uso de remédios e até cirurgias. Só inicie sua fisioterapia em casa com os pés desinchados. Faça os exercícios pelo menos duas vezes ao dia e evite atividades esportivas durante as duas primeiras
semanas.

Lesões na Corrida





  
A prática sistemática da corrida, especialmente da corrida de rua, como forma de melhoria da saúde e prevenção de doenças passou por um crescimento espantoso nos últimos anos. Paralelamente aos inúmeros benefícios à saúde, devido às características inerentes de sua mecânica e das exigências de seus treinamentos, a prática da corrida pode trazer consequências ao sistema músculo-esquelético de seus praticantes na forma de lesões e dores.

Método Maitland


Método Maitland foi desenvolvido pelo fisioterapeuta australiano Geoffrey D. Maitland. É assim definido por seu tratamento não ser embasado apenas numa técnica de mobilização articular em si, mas sobre uma filosofia que engloba a avaliação e o tratamento, que defende o raciocínio clínico baseado principalmente nos achados clínicos.

PÉ CAVO: O QUE É, COMO SURGE, QUAL O TRATAMENTO



É um aumento do arco plantar que frequentemente é acompanhado de antepé valgo (queda da borda anterior do pé para dentro) ou varo (queda da borda anterior do pé para fora) e de dedos em “garras”.

 É um aumento do arco plantar que frequentemente é acompanhado de antepé valgo (queda da borda anterior do pé para dentro) ou varo (queda da borda anterior do pé para fora) e de dedos em “garras”. Na prática, trata-se de uma redução significativa na área da planta dos pés, cuja função é dar apoio. O surgimento de calosidades volumosas e dolorosas não é raro. Isso se dá em virtude do aumento natural de pressão sob o calcanhar e a região da frente dos pés.

SÓ O TRATAMENTO NÃO BASTA


O melhor tratamento médico ou fisioterapêutico para a coluna vertebral poderá se tornar insignificante se o paciente não tiver bons hábitos posturais no seu dia a dia.

 Você pode optar por diferentes formas de tratar uma patologia da coluna, mas se os devidos cuidados não forem tomados no pós-tratamento são bem prováveis as recidivas.

PARACETAMOL EM EXCESSO EXPÕE PACIENTES A RISCOS


Pesquisadores de Leeds (Inglaterra) alertaram nesta terça-feira para a possibilidade de médicos subestimarem os riscos a que estão expostos seus pacientes com o uso prolongado do paracetamol, o mais popular entre os analgésicos.

 Doentes crônicos que recorrem ao medicamento - usualmente, pessoas que costumam ingeri-la diariamente e em grande quantidade por vários anos - tendem a aumentar o risco de morrer ou então desenvolver problemas renais, intestinais e cardíacos, afirmaram os estudiosos.

MUSICA ALTA PODE LEVAR A SURDEZ

OMS recomenda não usar fones de ouvido durante mais de uma hora por dia, e a um nível baixo. No volume máximo, o máximo permitido são apenas quatro minutos

 O barulho está por toda a parte. Mas a epidemia de ruído dos dias atuais acontece, no entanto, em silêncio. Mais especificamente dentro dos fones de ouvido.
Ninguém está a salvo dela, mas o problema, que já se tornou crônico, afeta particularmente os jovens.

A AVALIAÇÃO MOTORA DE UMA CRIANÇA


O padrão de crescimento e comportamento motor humano que se modifica por meio da vida e do tempo; e a grande quantidade de influência que os afetam, constituem basicamente por diferentes teorias científicas e sustentam a evolução de estudos que se caracterizam pelas técnicas de pesquisa e pelos meios utilizados na obtenção de dados, que são elaborados e discutidos, como forma de elucidar os diferentes vieses que perfazem a existência do homem e sua evolução física, orgânica, cognitiva e psicológica.

LAÍS MOSTRA EVOLUÇÃO NA FISIO E DIVULGA FOTOS SE ALONGANDO


Após perder todos os movimentos do corpo em decorrência de um grave acidente de esqui, atleta revela que já é capaz de sustentar o corpo com as pernas abertas

CANELITE OU DOR NO TIBIAL ANTERIOR? APRENDA A IDENTIFICAR A DIFERENÇA



Patologias podem ser facilmente confundidas, mas tratamentos são muito diferentes, o que exige atenção redobrada e diagnóstico de um especialista


dor na perna canelite Eu Atleta (Foto: Getty Images)Independente da patologia, dor deve ser tratada somente após orientação médica (Foto: Getty Images)










 A canelite é uma patologia muito frequente entre os corredores. Também é frequente a confusão entre ela e a dor no músculo tibial anterior. Os cuidados com cada uma são bastante distintos, então é importante entender as diferenças.

1O FATOS QUE TE FARÃO SENTIR ORGULHO DE SER DO SEXO FEMININO!



No dia da mulher, separamos 10 dos inúmeros fatores que as fazem especiais!

1- Mulheres roncam menos

CIGARRO, O VILÃO DA COLUNA


Muito se fala dos malefícios que o tabagismo pode provocar no coração e pulmões, mas o que poucos sabem, é que ele também pode danificar - e muito - o sistema músculo-esquelético

Muito se fala dos malefícios que o tabagismo pode provocar no coração e pulmões, além do enorme impacto que causa para aumentar a incidência do surgimento de câncer na boca, língua, garganta e bexiga. Porém, a maioria das informações que estão em artigos populares, de utilidade pública, não entra no mérito do impacto que o tabagismo pode ter para o surgimento de dores nas costas, tanto na região lombar como na cervical levando ao aparecimento da degeneração do disco e, consequentemente, a hérnia discal.

TRATE A CONDROMALÁCIA PATELAR COM O PILATES


. Também conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, a condromalácia patelar consiste em uma espécie de “amolecimento” e consequente degeneração da cartilagem patelo-femural
 Pessoas que sentem dores no joelho ao correr, com a sensação de “agulhadas”, podem estar com condromalácia patelar. Também conhecida como síndrome da dor patelo-femural ou joelho de corredor, a condromalácia patelar consiste em uma espécie de “amolecimento” e consequente degeneração da cartilagem patelo-femural.

DORES NA CABEÇA E PESCOÇO? PODE SER DISFUNÇÃO DA ATM



Dentre os sintomas deste problema, que podem ser diferentes de uma pessoa para outra, estão: dores na face e nos maxilares, dificuldade para mastigar ou falar, ruídos, estalos e travamento ao abrir e fechar a boca, pressão atrás dos olhos, dor ou zumbido nos ouvidos, dor de cabeça, inchaço na lateral do rosto, problemas para dormir e dores constantes com períodos de piora no decorrer do dia.
 Novo aparelho promove o alívio imediato dos sintomas sem a necessidade de moldagens
A articulação que liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio, localizado à frente das orelhas em cada lado da cabeça, é a chamada Articulação Temporomandibular, mais conhecida como ATM. Graças à flexibilidade desta articulação que controla a posição e os movimentos da maxila, você mastiga, fala e morde os alimentos. Porém, é comum encontrarmos pessoas que sofrem de disfunções nesta articulação.
Dentre os sintomas deste problema, que podem ser diferentes de uma pessoa para outra, estão: dores na face e nos maxilares, dificuldade para mastigar ou falar, ruídos, estalos e travamento ao abrir e fechar a boca, pressão atrás dos olhos, dor ou zumbido nos ouvidos, dor de cabeça, inchaço na lateral do rosto, problemas para dormir e dores constantes com períodos de piora no decorrer do dia.

ALZHEIMER E PARKINSON: EXAMES GARANTEM DIAGNÓSTICO PRECOCE



Chances de tratamento efetivo são menores quando detecção é tardia
 Vivemos em uma sociedade que está envelhecendo cada vez mais e as pessoas buscam estratégias para prolongar a longevidade com qualidade de vida. 
Logo, sabemos que hoje é possível ter acesso, em nosso país, a exames que auxiliam no diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas.

Sabemos que a maioria das doenças neurodegerativas ocorre após os 65 anos. Nesta faixa etária, doenças como Alzheimer e Parkinson são bastante comuns, acometendo conjuntamente cerca de 1.500.000. Mas como fazer o diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson?

FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DE ASPERGER


Ainda não se sabe a causa exata para o transtorno, pois a região do cérebro afetada ainda é desconhecida. Mas evidências dão como causa maior, a genética
 A Síndrome de Asperger, conhecida como Autismo, faz parte do grupo dos Transtornos Invasivos de Desenvolvimento (T.I.D.) e compromete a comunicação, a interação social e a imaginação (esses deixam de se desenvolver no começo da infância). Na maioria das vezes aparece nos 3 primeiros anos de vida da pessoa, porém nem sempre os pais conseguem identificar. Apenas 20% dos indivíduos com autismo são do sexo feminino. Antes de ter seu reconhecimento como uma condição clínica, o diagnóstico era de esquizofrenia infantil. 
Os sintomas mais frequentes desse transtorno são:
- O contato visual não-direto;
- As expressões faciais, posturais e gestuais comprometidas;
- Na comunicação, afeta as habilidades verbais e não verbais;
Porém, a recomendação é não dar um diagnóstico apenas a partir de um só sintoma. Fazer um acompanhamento multidisciplinar específico com médico, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e nutricionista é muito importante.